29 de set. de 2009

2012: Fim dos tempos ou nova era?




Os maias pressagiaram.

Galileu Galilei, sem querer, teorizou.

Cientistas comprovaram.

E o mundo concordou.

Dois mil e doze. Muitos ao ouvir isso se assustam, ficam temerosos. Não a toa: a data 2012 esconde uma incógnita em especial por ser o ano que muitos afirmam ser o ano do fim do mundo. Mas, o que esse ano, aliás, a data 21/12/2012 tem de tão especial? O mundo vai mesmo acabar? Será que dessa vez o fim está realmente próximo? Para entendermos essa questão melhor vamos voltar séculos no passado até a extinta civilização maia. Eles eram uma enorme civilização que se estabeleceu onde hoje ficam a Colômbia e o Peru eram peritos em matemática e astronomia. Essa evolução de conhecimentos na área astronômica fez com que eles descobrissem que a Terra possui uma espécie de megaciclo que dura cerca de 25.800 anos. Cientistas comprovaram que esse ciclo é referente ao tempo de duração do movimento de precessão da Terra, ou seja, o tempo de deslocamento do eixo terrestre e do deslocamento do Sol em torno da Via Láctea. Os maias ainda afirmaram que esse megaciclo se divide em ciclos menores, de 5.125 anos e são marcados por grandes catástrofes no final de cada um. O último ciclo, 4º da vez, terminou em aproximadamente 3113 a.C., onde causou uma inundação em escala global. E 2012 com isso? Simples: se você contar 5125 anos depois de 3113 chegará a 2012, final do 5º ciclo, último do geral.

O resultado do alinhamento do Sol com a Terra e o núcleo da Via Láctea seria uma alteração no campo gravitacional, da qual pode chegar a atrair um asteroide para uma rota de colisão certa com o nosso planeta. Outra possibilidade bastante difundida seria uma espécie de aquecimento global radical do qual poderia ocorrer o derretimento das calotas polares e avanço do mar sobre quase toda a área costeira do Globo Terrestre. Essas catástrofes e o tal ano em si inspiraram o filme americano “2012”, do qual essas e mais outras catástrofes como furacões terremotos, inundações e chuvas de meteoros que certamente atormentariam a vida terrestre. O filme, feito pelo mesmo diretor de outros filmes catastróficos, retrata eventos em diversos locais do mundo, como a destruição da Capela Cistina no Vaticano, Manhattam, dos EUA, afundando no mar e até o Cristo Redentor aqui no Brasil quebrando e despencando pelo Corcovado. Entretanto seria um erro gravíssimo dizer que o mundo irá acabar apenas em 21 de Dezembro de 2012, pois o processo de deteriorização do nosso querido planeta vem ocorrendo há séculos atrás e que pouco a pouco vão acabando com o Mundo. Como exemplo é bom ressaltar o Aquecimento Global que está causando um espelho fatal do qual temos de um lado secas extremas e temperaturas altíssimas e do outro chuvas intermináveis e frio intenso. Como podemos ver, 2012 é um ano em especial apenas por ser marcado pelo alinhamento dos Astros, ou seja, o mundo pode acabar antes ou bem depois dele.

Uma hipótese de ocorrência é a provável aparição de seres extraterrestres no nosso planeta. Aliás, o retorno deles: muitos concordam que a inteligência maia, juntamente com as sua incríveis construções foram uma certa herança de seres que visitaram nosso planeta e mais tarde se foram. Howard Menger, famoso contatado por extraterrestres na década de 50 disse num documentário dos anos 90: “Eles disseram que voltariam em 2012”. Coincidência? Talvez não: quando esse documentário foi feito, no início dos anos 90, pouco se falava sobre 2012. Para o sacerdote maia Chilam Balam “O fim deste katum (ciclo de vida, como viso anteriormente) será marcado pelo retorno da divindade Suprema a Terra, anunciando uma nova era”. Atualmente não faltam relatos sobre aparições de óvnis, seres estranhos, contatos de terceiro grau e muitas outras coisas que para os ufólogos, é um prato cheio para provar que nós não estamos sozinhos no Universo e que, num futuro nem tão distante, poderemos fazer contato com uma civilização mais avançada que nós. Para eles, o contato com seres extraterrestres será benéfico para todo o mundo, pois, já que foram eles que vieram nos visitar, eles são bem mais avançados e depois de estabelecida uma comunicação eles provavelmente iriam nos ajudar em questões que preocupam o planeta: fomo, desemprego, miséria, tecnologia, saúde e meio ambiente. Além do mais, se foi Deus que criou o Universo, então eles logo seriam aprovados em nas religiões porque teriam mais consciência de boa parte de tudo nessa área.

Mas afinal, por que está datado 21/12/2012? Bem, alguns dizem que se despedaçarmos o ano de 2012 em dois pares teremos 20 e 12. Já que ele marca o fim do último ciclo, então usamos a última opção “12” e chegamos a Dezembro; tendo consciência de que será uma inversão dessa para uma nova era, então invertemos os dígitos de “12” e chegamos a “21” que, analisando melhor, está a penas quatro dias antes do Natal. Não, não é nada disso. Como dito no início, a Terra se alinhará perfeitamente com o Sol e o núcleo da Via Láctea, evento que ocorrerá exatamente nesse dia, portanto, nada de fazer cálculos malucos e conspirações de data.

O ano de 2012 pode simplesmente passar e ficar apenas na expectativa. Diz-se que será um ano que não passará batido, que marcará e modificará o Mundo inteiro. Ao nos depararmos que podem ocorrer tanto coisas boas quanto coisas más, acabamos por nos esquecer que atualmente as empresas automobilísticas, de celulares, de computadores, cinema e muito mais estão com a corda toda e possuem hoje uma tecnologia inimaginável antigamente. Isso aí: é só pensar positivo. O ano de 2012 será provavelmente um ano em que teremos muitas inovações, novidades, descobertas e problemas superados, além de ser o ano das Olimpíadas nos Estados Unidos, o que confirmará que ele realmente não passará em branco.

Nunca antes na história uma data foi tão significante para tantas culturas, tantas religiões, cientistas e governos. 2012 pode até ser marcado por catástrofes em escala global, mas o possível certamente será feito. O mais provável é que será o ano em que teremos muitas inovações e quem sabe será o ano em que nós faremos contato com seres inteligentes de outro planeta. Como nós ainda não temos o dom de prever o futuro, resta apenas esperar. E torcer.

0 comentários:

Postar um comentário

Links Ociosos

Colmeia Exchange

Compartilhe

Twitter Facebook Google+ LinkedIn RSS Feed Email Favoritos Mais...

Receba notícias por e-mail

Digite seu e-mail: